TV analógica terá que deixar faixa de frequência livre para o 4G até abril

Nenhum comentário

TV analógica terá que deixar faixa de frequência livre para o 4G até abrilTVs analógicas sairão do espectro eletromagnético antes do esperado. (Fonte da imagem: Reprodução/Info)
A Anatel informou hoje, através do Diário Oficial da União, que as operadoras de TV terão que liberar a faixa de frequência de 2,5 GHz até o dia 12 de abril deste ano nas cidades que receberão a Copa das Confederações. O novo prazo representa um adiantamento do fim da transmissão das TVs na faixa que deve ser ocupada pelo 4G. Anteriormente, as empresas tinham até junho para encerrar a operação nesses locais.

Dessa forma, Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Salvador e Belo Horizonte já poderão dispor da nova rede de dados móvel pelo menos um mês antes do início dos jogos. De acordo com o leilão da faixa dos 2,5 GHz, realizado em junho de 2012, Vivo, TIM, Oi e Claro deverão estar operando suas redes 4G nessas cidades até a metade do ano e, antes do fim de 2013, todos os locais que sediarão os jogos da Copa do Mundo Fifa terão que estar cobertos pelo serviço.
Com o adiantamento do prazo, alguns problemas surgiram e outros se agravaram. Assim, as operadoras de telefonia precisaram entrar em acordo com algumas emissoras de TV para custear ou apressar o processo de migração do sinal para outras frequências. Ainda assim, em alguns casos, foi preciso a intervenção da Anatel, que pretende resolver todos esses problemas até 30 de junho.
Caso alguma emissora ainda permaneça na faixa reservada para a transmissão do 4G depois do novo prazo final, a agência reguladora poderá suspender suas licenças e até interditar as centrais de transmissão.


Nenhum comentário :

Postar um comentário