Google I/O 2013: resumo do primeiro dia

Nenhum comentário

A Google realizou na tarde desta quarta (15) o primeiro dia de atividades da Google I/O, conferência anual promovida pela empresa voltada para os desenvolvedores de software. Em um evento com mais de três horas de duração, a companhia trouxe diversas atualizações para os seus principais aplicativos.
Para quem esperava o lançamento de uma nova versão de Android ou mais informações sobre o Google Glass, ficou o gosto de decepção. Uma nova versão do Nexus, também especulada, não apareceu, mas em compensação a companhia revelou um Samsung Galaxy S4 com Android puro, que estará disponível apenas nos Estados Unidos. Confira tudo o que rolou no evento.

Números cada vez mais impressionantes

Vic Gundotra, vice-presidente sênior da Google, iniciou o evento falando sobre as ativações de aparelhos. Segundo ele, hoje a empresa já contabiliza mais de 900 milhões de Androids ativados, número que vem crescendo de forma expressiva ano após ano.
Google I/O 2013: resumo do primeiro dia(Fonte da imagem: Reprodução/Google I/O 2013)

Novidade no Google Maps

 O aplicativo ganhou recursos como o Fused Location Provider, que permite localizar pontos com maior facilidade, economizando a bateria do aparelho. O Geofencing cria cercas virtuais, permitindo ao smartphone identificar quando você entra ou sai de um lugar. E, por fim, o recurso Activaty Recognition é capaz de perceber se você está dirigindo, andando ou pedalando.

Google Cloud Messaging

O novo recurso permite a sincronização de notificações entre aparelhos. Assim, se você marcar um alerta como lido em seu smartphone, ao acessar o tablet ele já não estará mais presente. Além disso, o suporte ao número de mensagens também foi ampliado.

Google Play Game Services

Google I/O 2013: resumo do primeiro dia(Fonte da imagem: Reprodução/Google I/O 2013)
Trata-se do “Game Center” do Android, uma central em que é possível salvar seus placares e conquistas em jogos, além de hospedar o seu save na nuvem. Assim, caso você passe de uma fase em um determinado jogo em um dispositivo, poderá retomar o game do ponto em que parou em outro aparelho.

Android Studios

Google I/O 2013: resumo do primeiro dia(Fonte da imagem: Reprodução/Google I/O 2013)
A novidade que mais agradou aos desenvolvedores foi o Android Studios, um ambiente de programação no qual é possível acessar todos os recursos para o desenvolvimento de aplicativos para Android. Além disso, por meio de uma espécie de Analytics, é possível implantar funções aos programas de forma a torná-los mais populares. Os sistemas de internacionalização, com traduções automatizadas, também foram melhorados.

Novidades na Play Store

Com remodelações em seu layout e filtros de aplicativos para tablets, a Play Store também ganhou diversos recursos. Aplicativos educativos e recomendações dos seus amigos agora podem ser conferidos ao acessar a sua página pessoal na loja de apps.
Para quem gosta de ter acesso irrestrito a um grande número de músicas, a empresa apresentou o Play Music All Access. O serviço, disponível por quanto apenas nos Estados Unidos, será pago (US$ 9,99 por mês) e permitirá criar sua própria biblioteca e ordenar canções e artistas da forma que for mais conveniente para você.

Chrome

Quem também ganhou novidades foi o Google Chrome. A partir de agora, as novas modificações farão com que o conteúdo que roda no browser de notebooks e desktops seja exatamente o mesmo exibido em tablets e smartphones, utilizando  WebGL.
Dois novos formatos de imagem e vídeo estão em testes. O WebP pode deixar as imagens até 30% menores se comparadas com o formato JPG. No caso do vídeo, o formato de codec VP9, se comparado com o H.264, pode gerar compressões de arquivos até 60% menores.

Google+

Google I/O 2013: resumo do primeiro dia(Fonte da imagem: Reprodução/Google I/O 2013)
Para encerrar o primeiro dia de evento, a Google apresentou nada menos do que 41 novas modificações para o Google+. Além do novo visual, a rede social da empresa agora tem suporte para hashtags, que exibem conteúdos relacionados com muita facilidade.
Um aplicativo multiplataforma dos Hangouts, para Android e iOS, também foi disponibilizado. Por fim, agora é possível fazer retoques simples nas suas fotos diretamente nos álbuns da rede social. Ajustes de foco, contraste e ruídos estão entre os recursos implantados nesta quarta-feira.

Confira tudo o que publicamos sobre a Google I/O 2013:

  • Presidente da Google critica Microsoft por se aproveitar de inovação
  • Google+ ganha novas opções de gerenciamento de fotos
  • Game de corrida experimental sincroniza Chrome do Android e do iOS
  • Google Now ganha novo sistema de notificações e informações em tempo real
  • Google Search antecipa e responde suas questões com mais inteligência
  • Google apresenta o novo Google Maps
  • Google integra todas as conversas e gadgets com novo Hangouts
  • Google revela novas ferramentas para desenvolvedores de aplicativos
  • Google Play vai ganhar cara nova
  • 48 bilhões de aplicativos já foram lançados na Google Play
  • Rede social Google+ ganha redesign completo
  • Google Play Games é o serviço de jogos multiplataforma do Google
  • Google All Access: uma rádio exclusiva para você por US$ 9,99 por mês
  • Google anuncia Samsung Galaxy S4 sem interface TouchWiz
  • Google I/O: acompanhe ao vivo a cobertura do evento
Fonte: Google I/O

Nenhum comentário :

Postar um comentário